[SPOILERS!]
Mas essa descida a qual me refiro não é por uma queda na qualidade da série. Pelo contrário, o cuidado com todos os elementos do universo de Fringe continuam ali, desde a abertura - provavelmente modificada pelos acontecimentos na season finale passada - até as referências à própria série, presentes em vários momentos do episódio.
O grande problema talvez tenha sido a expectativa. Quando a temporada passada acabou, acredito que todo mundo tenha ficado curioso em saber como os dois universos trabalhariam juntos. Mas esse não foi o foco do episódio, onde sobre o assunto só vimos uma rápida troca de informações entre as duas Fringe Division. Podemos até chegar a conclusão que esse foi um novo piloto da série, o começo de Fringe sem Peter Bishop.
E quem serviu para nos introduzir a esse novo "universo" onde Peter não existe foi Lincoln Lee. O personagem já havia aparecido na série, e no lado B já foi mostrado como membro da Fringe Division. Lee acaba conhecendo a Fringe Division por perder seu companheiro em um evento misterioso, mesma forma como Olivia o fez, no episódio piloto da série.
O caso do episódio apresenta uma espécie de shapeshifter diferente da conhecida, o que cria uma desconfiança ao lado B ainda maior. A criatura, apelidada de translucid man rouba metais contidos no sangue das pessoas e já entrou na categoria de mistérios de Fringe. Seria ela uma nova criação do Walternativo? Ou ainda uma espécie vinda de um universo diferente dos dois já conhecidos?
O sumiço de Peter provoca mudanças significativas na equipe. Walter já não sai do laboratório, o que força Astrid a fazer o trabalho de campo junto com Olivia. Esse elemento faltando na vida deles fica nítido em vários momentos do episódio, e Peter faz algumas aparições, o que só reforça a ideia de que ele não desapareceu completamente.
Paralelo ao desenvolvimento do caso, os observadores dão a September a missão de corrigir o erro e apagar definitivamente a existência de Peter. Mas ao fim do episódio, o observador desiste, deixando ainda mais mistérios envolvendo a existência de Peter no ar.
Embora tenha tido um começo morno, eu ainda espero muito dessa temporada de Fringe, que ano passado mostrou ter um grande potencial. A dica é continuar segurando firme no carrinho e esperar pelo looping, pois é bem provável que ele não vai demorar pra ele chegar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário