13 de fev. de 2014

filmes (janeiro de 2014)

Quem disse que estar desempregado não tem suas vantagens? Recém-formado e sem nenhuma obrigação durante o dia inteiro, tirei o mês de janeiro para assistir filmes, muitos filmes. E com o Globo de Ouro acontecendo no meio desse período, adicionei vários itens à lista. Não vou me prolongar muito porque quero fazer um breve comentário sobre cada um. Foram 20 filmes ao longo dos 31 dias de janeiro, então, vamos começar!

#1. Gravity (2013), Alfonso Cuarón ✩✩✩✩✩

Já fiz um texto maior (e bem empolgado) sobre Gravity aqui.

#2. Stand By Me (1986), Rob Reiner ✩✩✩✩✩

Um daqueles clássicos dos anos 80 que sempre ouvia falar, mas que nunca tinha assistido. E que filme adorável! Ele fala tanto sobre amizade e coisas da vida, que olha, me deixou destruído no final. E tem um relacionamento bem intenso envolvendo dois dos quatro protagonistas que me ajudaria muito na minha época de ouro de ficwriter.


#3. The Kings of Summer (2013), Jordan Vogt-Roberts ✩✩

AAARGH! Não sei se é minha baixa tolerância a draminhas adolescentes recentemente, mas achei um pé no saco. E nem a participação de Ron Swanson ajuda.

#4. Pretty In Pink (1986), Howard Deutch ✩✩

Mais um clássico dos 80. BUUUUT, dessa vez não foi uma experiência tão feliz. Achei um mais do mesmo desses filmes high school bem mais do mesmo. Mas como ele veio bem antes de todos aqueles que eu já assisti - e provavelmente foi referência para todos que vieram depois -, dá pra relevar pela sua importância.

#5. Don Jon (2013), Joseph Gordon-Levitt ✩✩✩


Me bateu uma vontade enorme de escrever um texto sobre esse filme e tentar falar um pouquinho sobre a relação das pessoas com pornografia. Mas guardei pra uma oportunidade futura. Sobre o filme, não é nada demais. Achei válido pela evolução do personagem interpretado pelo JGL e pelas similaridades com várias pessoas que eu conheço e agem igualzinho aos personagens do filme.

#6. Evil Dead (2013), Fede Alvarez ✩✩

Não, eu não vi o original. Pra mim esse aqui foi como muitos outros filmes de terror atuais. Deve ser mais divertido de assistir se você estiver com muita gente pra poder rir das mortes e acidentes idiotas.

#7. Moonrise Kingdom (2012), Wes Anderson ✩✩✩

Fofo. :3

#8. Safety Not Guaranteed (2013), Colin Trevorrow ✩✩

O plot é bom, tem a Aubrey Plaza como protagonista, mas em algum momento o filme se perde e nem o final corajoso (imo, claro) ajudou a aumentar minhas estrelinhas.

#9. Carrie (2013), Kimberly Peirce ✩✩

Se a intenção com o remake era atrair (e agradar) o público mais jovem, pelo menos aqui em casa os produtores tiveram sucesso. Meus irmãos adoraram. Eu já achei mais do mesmo. De highlights mesmo só pelas interpretações da querida Julianne Moore, porque achei Chlöe bem fraquinha aqui.

#10. Abraham Lincoln: Vampire Hunter (2012), Timur Bekmambetov ✩✩

Só erra quando tenta se levar a sério demais. É um pipocão bem divertido - e esquecível. Assisti na TV antes do almoço de domingo e à noite nem lembrava mais do nome dos outros personagens.

#11. Cloud Atlas (2012), Andy Wachowski, Lana Wachowski e Tom Tywker ✩✩✩✩

Eu adoro esses filmes com vários plots interagindo entre si, sabe? Tipo aquelas comédias românticas "He's Just Not That Into You" e o "Valentine's Day". E aqui essa interação é elevada ao máximo e a gente acompanha não só plots, mas timelines diferentes, que conforme vão evoluindo e se aprofundando em si próprias também acabam esbarrando nas outras e contando uma história única e muito bonita.

#12. Frozen (2013), Chris Buck e Jennifer Lee ✩✩✩

Não achei essa Coca-Cola toda que muita gente tem dito que o filme é, mas Frozen tem seu charme. As músicas ficam na cabeça (e Let It Go ganha uma versão nova a cada dia que passa), os personagens são carismáticos e podemos ver um novo direcionamento da Disney com suas princesas.

#13. 12 Years a Slave (2013), Steve McQueen ✩✩✩✩

Uma das minhas torcidas para o Oscar 2014. É uma puta história angustiante, que te deixa com aquele gosto amargo na boca quando o filme acaba. Isso sem falar no elenco inteiro, que está inspiradíssimo.

#14. Her (2013), Spike Jonze ✩✩✩✩

Ai, ai, ai... Her mexeu tanto comigo com esse plot de se apaixonar por uma inteligência artificial. Acredito que muita gente vai achar engraçado ou até mesmo bobo, mas eu consegui comprar a história porque me identifiquei totalmente com o personagem (medo!). É outro que faz a gente parar e avaliar nossa relação com tecnologia, relacionamentos humanos etc.

#15. Dallas Buyers Club (2013), Jean-Marc Vallée ✩✩✩

Matthew McConaughey e Jared Leto interpretando por suas vidas. Mas eu senti falta de um cuidado maior com o roteiro.

#16. Blackfish (2013), Gabriela Cowperthwaite ✩✩✩

Um documentário triste, triste, sobre as orcas que vivem em parques aquáticos e alguns episódios famosos de ataques desses animais aos seus treinadores.

#17. The Wolf of Wall Street (2013), Martin Scorsese ✩✩

O filme me incomodou demais. E depois, conversando com uma amiga, percebi que uma das prováveis intenções do Scorsese era isso mesmo. Incomodar, cutucar e provocar a gente. Só por isso aumentei para três estrelinhas.

#18. The Book Thief (2013), Brian Percival ✩✩✩

Adaptações de livros que a gente gosta são sempre muito complicadas. Porque querendo ou não, a gente cria um certo carinho por aquela obra e passa a ter uma visão bem particular daquele universo, personagens e situações. Eu posso dizer que o filme de Book Thief não atingiu as expectativas que eu tinha. Mas não é um filme ruim. Só que poderia ser mais que bom e não conseguiu.

#19. Pokémon: Genesect and the Legend Awakened (2013), Kunihiko Yuyama ✩✩✩

É um filme de Pokémon. E os filmes de Pokémon, com o passar dos anos, acabaram se tornando mais episódios com mais de uma hora do que grandes eventos em si. Ver o Mewtwo novamente é bacana e tals, mas o plot é tão simples que não mexe com a gente em nenhum momento.

#20. The Heat (2013), Paul Feig ✩✩✩✩✩


YEAH, MAMA! CINCO ESTRELAS PRA UMA COMÉDIA COM A SANDRA BULLOCK! HAHAHAHA
Só me explicando rapidinho: não, eu não sou tiete de Sandrinha, mas a mulher tem um dom pra escolher seus trabalhos! Junto com a Melissa McCarthy, então, ela arrasa. A trama é bem clichêzona de filmes policiais, sabe? Mas fazia tanto, mas tanto tempo que eu não me divertia com uma comédia, que eu não poderia deixar de exaltar esse filme aqui.

Um comentário:

Bitcherry disse...

Gente, melhor post ♥ Quero assistir vários desses, estou com Frozen e Her baixando aqui!

E escreve mais!