21 de fev. de 2014

if you can't love yourself, how in the hell you gonna love somebody else


Start your engines!

Depois de muitas indicações resolvi descobrir por conta própria o motivo do sucesso de RuPaul's Drag Race, reality show que tem como objetivo coroar a próxima drag superstar. Não era uma tarefa fácil, já que de 2009 (ano em que o reality foi lançado) até hoje foram exibidas cinco temporadas e uma edição especial com ex-participantes, o RuPaul's Drag Race All Stars. E com a sexta temporada prestes a começar o tempo era curto. Felizmente, a maratona foi rápida e posso dizer que tive o prazer de assistir a um dos realities mais divertidos e revolucionários de todos os tempos!


O formato do programa é bem parecido com o de outros realities como American Next Top Model e Project Runway. Cada episódio é composto por um mini desafio, um desafio principal e um desfile onde os participantes são julgados por uma bancada composta pelo próprio RuPaul, dois membros fixos (Santino Rice - que fica assustadoramente mais magro a cada temporada - e Michelle Visage - que entrou na segunda edição, substituindo a jornalista Merle Ginsberg e thank godess continua até hoje) e, geralmente, mais dois convidados especiais. Ao fim de cada episódio, duas drags vão para o bottom two onde têm que se apresentar dublando uma canção e, ao término, RuPaul julga quem vai continuar na competição ("shanté, you stay!") e quem vai embora ("sashay away!").


RuPaul é um dos principais motivos do programa ser tão bom. Dono de uma personalidade carismática e debochado até não poder mais, Ru encanta tanto quando está em um dos seus ternos, dando as coordenadas e acompanhando o desenvolvimento dos participantes durante os desafios, quanto quando está montado, sempre com vestidos fabulosos e com tiradas hilárias durante os desfiles. RuPaul é uma das drag queens mais bem-sucedidas do showbizz e sua carreira inspira as outras drags. Além de apresentar o reality, Ru também é ator, cantor e autor. Isso sem falar nos bordões que ele usa sem reservas durante o programa e que acabam indo parar no vocabulário de quem assiste. Aqui em casa ninguém mais aguenta os "sashay away", "hello, hello, hello" e o belíssimo "if you can't love yourself, how in the hell you gonna love somebody else".


Além disso, para quem se interessa por uma experiência ainda maior, existe o Untucked, um programa extra que mostra os bastidores do Drag Race, mais especificamente o momento em que as drags aguardam serem julgadas após o desfile. E assim como no programa, rolam barracos épicos que podem deixar até os mais atirados com a cara no chão. 


Mas o que mais me chamou a atenção foi essa abertura que o programa oferece para um público que dificilmente encontra espaço na mídia. Diferente dos gays, que de uns anos pra cá começaram a ganhar um certo destaque (que ainda precisa evoluir muito até que seja considerado adequado), as drag queens não costumam ser vistas com bons olhos - ou vistas, de qualquer forma. Muitas vezes deixadas de lado até mesmo pela própria comunidade LGBT, elas encontraram definitivamente, um lugar para mostrar ao mundo um pouco de suas vidas, dores e alegrias, sem serem julgadas por isso (a não ser quando não conseguem cumprir o desafio proposto por Ru). São frequentes os momentos em que, entre uma troca de figurino ou aplicação de maquiagem, as drags abrem o coração e contam histórias de discriminação e superação. Só para elencar algumas das mais marcantes tivemos uma drag que sofreu agressão do próprio pai e outra que foi presa. 

Particularmente, passei a ver esses profissionais com olhos COMPLETAMENTE diferentes após assistir o programa. Pode parecer clichê pra caramba, mas no fim das contas, a lição que RuPaul e suas drag queens deixam pra gente é que, independente do quão ruim é a situação, se você acreditar em si mesmo, você vai longe.

Por isso, a minha dica é: don't fuck it up e corre pra assistir RuPaul's Drag Race! Now, sashay, away.


PS: Segunda-feira (24) começa a sexta temporada do RuPaul's Drag Race, mas antes disso pretendo fazer um TOP TOP dos meus participantes favoritos de cada edição. É o Gustavo's Drag Race All Stars!


3 comentários:

Bitcherry disse...

Tem que por D'mon no meio desse programa - PORQUE ELA É A MELHOR ♥

http://www.youtube.com/watch?v=rzechE8DHSw

Fiquei com mais vontade ainda de assistir! Você podia fazer um ~melhores episódios~ para as amigas conhecerem né?

gustavo pereira disse...

HAHAHA!
Adoreeei D'mon! Tem que mandar a dica pro Ru, quem sabe na sétima temporada?
Olha, é uma boa. Posso fazer isso daqui um tempinho sim. :)

Unknown disse...

Adoooooro!! São verdadeiros artistas. Estrelas da superação!!