11 de jun. de 2014

looking for alaska, john green

Meu primeiro contato com o moço John Green. Foi um dos livros que eu comprei no fim do ano passado, porque queria ler o tal Fault In Our Stars e entender o motivo de tanto sucesso que ele vem fazendo. Enfim, por que não ler então o Fault In Our Stars direto, né? Mas eu precisava ~seguir a ordem de publicação. Vai entender.

Looking for Alaska conta a história desse menino chamado Miles Halter. A vida dele era tão monótona quanto a minha está sendo nos últimos meses e aí ele resolve ir estudar no Culver Creek, uma espécie de colégio interno. Chegando lá ele conhece esse outro moço (que eu totalmente esqueci o nome, veja bem, li essa delícia em janeiro, né, galera? me deem um desconto, por favor!), com quem ele vai dividir o quarto. Esse menino, por sua vez, é amigo da Alasca, a garota mais cool do lugar, por quem o Miles acaba se apaixonando. Quer dizer, por quem ele fica obcecado. É, obsessão é a palavra que define os sentimentos do menino, porque olha... Difícil!


Só que a menina Alasca já tem namorado. E por trás de toda a atitude, ela tem uns probleminhas com a família etc. Bem pra dar aquela dramatizada legal na história. Bom, esses personagens fumam e bebem demais o tempo inteiro. O colégio têm meio que uma cultura de trotes e o grupinho da Alasca quer ser o picão dos trotes, sabe? É isso. Não, não é só isso.


A história é dividida por um grande acontecimento que muda a vida desses personagens completamente. Só que aí eu vou ter que entrar no campo dos spoilers pra poder falar sobre. Então, estejam avisados!


~SPOILER ALERT ETC.~ (quem quiser ler é só selecionar o espaço abaixo... ah, vocês sabem, né?)


A gente pode dividir o livro da seguinte forma:


Miles obcecado pela Alasca > Morte da Alasca > Miles e o amigo processando a morte da Alasca (e, sim, Miles continua obcecado pela menina mesmo depois dela ter batido as botas). Acho que deu pra notar o quanto essa obsessão do menino me incomodou, né?


~FIM DO SPOILER ALERT ETC.~


Okay, okay. Eu posso só estar sendo chato e implicando com o John Green e o seu protagonista obcecado pelo primeiro amor da vida dele, mas o livro é até bacana, sabe? Ele fica chaaato demais nesses momentos em que o Miles bota a Alasca num altar e só fala sobre o cabelo dela, como ela é perfeita etc. Mas no fim das contas é uma boa história, sim. Os personagens são carismáticos - embora a gente seja obrigado a ver tudo pelos olhos do Miles, que não é de longe o mais interessante da turma -, o ritmo é bom e o John consegue escrever uns diálogos de humor muito divertidinhos. Outro ponto que vale ser mencionado é o clima da história. Para quem viveu (ou teve um pouco de contato com) a cultura dos anos 80, dá pra notar um certo ar dessa época, sabe? Dá pra lembrar de O Clube dos Cinco, A Garota de Rosa-Shocking e outros filmes dessa época.


É fácil perceber o porquê de tanta admiração pelo autor. A escrita dele é bastante acessível e, querendo ou não, o público-alvo da obra provavelmente vai se identificar com algumas situações vividas pelos personagens. Mas não é nenhum livro absurdamente memorável. E acabou servindo pra mim como uma espécie de preparação para o que viria a seguir nas obras dele. Mas eu vou deixar pra falar um pouco mais sobre isso nos próximos que eu comentar.



Três estrelinhas obcecadas para Looking for Alaska.

Nenhum comentário: